A Saúde do Cabelo Começa na Alimentação

Como está a saúde dos seus cabelos? Você sabia que para ter cabelos saudáveis é preciso manter uma alimentação cheia de nutrientes variados e sem restrições severas? Siga o nosso blog e descubra quais nutrientes não podem faltar no organismo.

Alimentação e cabelo

Quando falamos de cabelos, logo pensamos em cabelos bonitos e bem cuidados.

Mas só ir ao salão não basta, o que você precisa para mantê-los sempre lindos, com brilho, forte e sem quedas pode estar no seu prato.

A fibra capilar é formada por 95% por proteína, queratina, cisteína, metionina, ácidos graxos e vitaminas. E de onde pode vir tudo isso? Da alimentação.

Seu cabelo pode revelar o que está acontecendo dentro do seu corpo. Ele é um indicador na avaliação da saúde porque se cabelo se apresenta fraco, sem brilho ou com queda acentuada, é um sinal que a alimentação do individuo apresenta deficiência de nutrientes.

Se você tem uma dieta rica em alimentos altamente processados ou pobres em nutrientes, todas as vitaminas ingeridas serão direcionadas para manutenção e funcionamento dos órgãos vitais. Os cabelos e unhas serão os últimos a receberem os nutrientes. Portanto, certifique-se de que a sua alimentação está balanceada e rica em nutrientes importantes para os cabelos ficarem fortes e saudáveis.

Estudos sugerem que uma dieta rica em açúcares simples pode estimular de forma excessiva a produção de sebo, que tem impacto negativo no coro cabeludo, causando inflamações e, consequentemente, a queda do fio. Lembre-se de reduzir a ingestão de alimentos açucarados.

Para ter cabelos saudáveis uma boa alimentação deve ser completa e variada, sem restrições severas e com seguintes alimentos:

  • Proteicos que iram manter e melhorar a estrutura do cabelo – carnes, ovos, lácteos, leguminosas;
  • Minerais também são muito importantes para saúde capilar porque proporciona a melhora dos fios e previne a queda: ferro (marisco, semente de abobora, espinafre, cereais, chocolate amargo), zinco (castanhas, frutos do mar, carnes), silício (frutas e legumes), magnésio (abacate, nozes, amêndoas, peixes gordurosos);
  • As vitaminas A, C, E e as do complexo B12, entre elas a mais famosa BIOTINA, são responsáveis pela melhora do processo celular na formação de novos fios. Podemos encontrar essas vitaminas em alimentos como amendoim, farelo de aveia, levedura de cerveja, arroz, ovo e fígado.

Todos esses nutrientes devem estar de forma adequada na alimentação e em níveis desejáveis para o bom funcionamento do organismo, garantindo assim a formação de uma boa estrutura dos fios. Afinal os fios têm sua formação dentro do corpo.

Outra dica é: se por algum motivo a alimentação não for suficiente, podemos suplementar. Há estudos que mostram o benefício da suplementação em apenas 180 dias com resultados positivos contra a queda dos fios. Isso é feito por meio de uma avaliação nutricional.

Cuide de sua dieta para um cabelo saudável.

Ressalto que existe outros fatores como, por exemplo, genética, hormônios, idade, estresse e ação térmica que também interferem na beleza do seu cabelo. Por isso, a necessidade de sempre consultar um especialista capilar e um nutricionista para investigar a saúde dos cabelos e saber se está ingerindo os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Dra. Simone Aparecida Silva, nutricionista, CRN3 57263/P

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *