Repelentes e algumas atitudes simples podem barrar a picada de mosquitos e pernilongos

Repelente

Com a temporada de calor e chuva vem junto os mosquitos e pernilongos, que podem parecer inofensivos, mas são os maiores transmissores de doenças do mundo. Algumas das doenças que mais matam e são transmitidas por mosquitos e pernilongos são: dengue, zika, chikungunya, malária e febre amarela.

Para prevenir as inúmeras doenças, que são transmitidas por eles, é preciso combatê-los. Para começar, o ideal é fazer uma boa limpeza nos quintais e áreas próximas à sua casa. O mosquito Aedes Aegypti se prolifera em água parada. Portanto, evite o acúmulo de água em vasos, caixas d’águas abertas, pneus, baldes e tanques. Coloque tampa nos recipientes de água, areia nos vasos e pneus e tampe as caixas d’água. Não use hidratantes e cosméticos com perfumes, eles atraem o mosquito e prefira roupas claras, manga longa e calça comprida. As roupas escuras também atraem o mosquito e as muito coladas ao corpo permitem a picada. Se possível, resfrie o ambiente com ar-condicionado e ventiladores, que espantam o mosquito e use tela nas portas e janelas.

Se todas suas tentativas em manter pernilongos e mosquitos afastados de sua pele não surtiram efeito, você pode usar um repelente sobre a pele ou repelente elétrico, aquele fica ligado à tomada e exala um odor para afastar os insetos. Os repelentes só agem em insetos que sugam sangue, como pernilongos e pulgas e tem a função de impedir o contato dos pernilongos e mosquitos com apele humana. O repelente não mata os insetos, os únicos produtos capazes de matá-los são os agentes químicos em forma de fumaça – mais conhecidos como “fumacês” – ou spray e o pó inseticida que se coloca em ralos e pratos de plantas.

No Brasil, os repelentes comercializados contêm três substâncias diferentes: Icaridina, DEET e IR3535. O repelente produzido com a Icaridina à 25% é a mais potente, já que tem duração de até dez horas após a aplicação. O repelente à base de DEET varia o tempo de ação de acordo com a concentração da substância apresentada pelo produto: 2h a 4h, para produtos com até 9% (seguros para crianças acima de dois anos) e de até 6h para concentrações de 10% a 14% (para o uso em adultos e crianças acima dos 12). Já o repelente à base de IR3535 é o que apresenta menor risco de toxicidade ao organismo e pode ser aplicado em crianças a partir dos seis meses idade. Ele apresenta duração de até 4h.

De acordo com a Dra. Simone Neri, dermatologista, os repelentes devem ser aplicados em todo o corpo até três vezes ao dia, evitando a região dos olhos, mucosas e machucados para não causar intoxicação ou irritabilidade nessas regiões. Também não deve ser aplicado embaixo das roupas, somente nas áreas que ficarão expostas já que o repelente precisa evaporar para criar a camada de proteção sobre a pele. Se ficar abafado, pode causar intoxicação. Evite o uso do filtro solar com o repelente porque ele impede que o repelente forme uma barreira proteção. Mas se realmente for necessário o uso dos dois produtos, o ideal é passar o filtro solar e esperar 30 minutos para aplicar o repelente sobre a pele.

Importantíssimo lembrar:

As crianças com até 6 meses não devem usar repelentes. As crianças entre 6 meses e dois anos podem usar os repelentes que contenham a substância IR3535 e as crianças a partir de 2 anos, gestantes e adultos podem usar repelentes à base de Icaridina. As aplicações devem ser realizadas duas vezes ao dia (até os 2 anos) e até três vezes ao dia, a partir dos 2 anos. Os repelentes elétricos devem ficar a dois metros de distância da cama para evitar intoxicação deve a respiração da sustância.

Dra. Simone Neri – DERMATOLOGISTA – CRM 80.919

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *