Autoestima e autocuidado no mês dos namorados

Autoestima

No mês de junho comemoramos o mês dos namorados, e muitas pessoas aproveitam para comprar presentes para os “crushs”. Mas e quando nao temos um namorado? O que podemos fazer para celebrar essa famosa data?

Uma boa sugestão é passar a ter um olhar especial para a pessoa que deve ser a mais importante na nossa vida:  nós mesmos. Sim, porque á alimentando nosso amor próprio que estaremos prontos para amar o outro verdadeiramente. 

O amor-próprio e a autoestima são os resultados de uma série de ações a serem colocadas em prática. A autoestima consiste em gostar de si mesmo, e o amor-próprio em cuidar de si para ser feliz.

A autoestima é a percepção que a pessoa tem em relação a ela mesma, e está ligada ao autocuidado. Criar uma rotina de autocuidado envolve observar atentamente nossas próprias necessidades, dedicar um tempo e buscar aquilo que existe de melhor em nós, e potencializar essas qualidades.

Quando o indivíduo se sente desmotivado ou frustrado, é comum não focar nos pontos positivos, abrindo espaço para o sentimento de autocrítica e inferioridade. O autocuidado depende da motivação, e só é possível ter essa sensação quando se desenvolve a autoconfiança e um sentido para se cuidar — ou seja, quando se reconhece o valor que se tem.

Que tal dar o primeiro passo em direção ao seu autocuidado?

Crie uma rotina de habitos saudáveis com sua pele e enamore-se.

1o. Passo – Higiene

A higiene diária da pele é muito importante para retirar os poluentes e substancias potencialmente infectantes que podem se acumular.

O banho deve ser morno, rápido e de preferênciacia , uma vez ao dia, apenas. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, banho de mais faz mal a saúde pois desequilibra a flora bacteriana que faz parte da proteção natural da pele. Para a pele do rosto a higiene também é muito importante, sendo recomendada sua limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele do rosto leva à oclusão dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. É recomendável usar sabonete adequado para cada tipo de pele, preferencialmente, líquido. Para peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos com pH neutro, e complementação do processo com loção de limpeza. Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. Se quiser, pode usá-lo para retirar a maquiagem também.

2o. Passo – Hidratação

Uma boa hidratação diária da pele auxilia na manutenção do viço e da beleza, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Mas atenção! É importante o uso do produto adequado a cada tipo de pele que deve ser indicado por seu dermatologista. Tanto a pele do corpo quanto a do rosto necessita de hidratação que deve ser específico para cada área. As peles secas necessitam de uma maior emoliência, porém, já as peles oleosas podem contar com a ajuda dos produtos oil-free, a base de agua, que hidratam sem engordurar. Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.

3o. Passo – Proteção

Os fotoprotetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer da pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar.

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como  o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. Ao sair ao ar livre, procurar ficar na sombra, principalmente no horário entre as 10 e 16 horas, quando a radiação UVB é mais intensa. Usar sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *