Como fazer diagnóstico em doenças de cabelo e unhas?

Cabelo e unhas

A aparência das unhas e cabelos é muito importante para a imagem e autoestima de uma pessoa. Os cabelos, além de servir de moldura para o rosto, também, protegem o couro cabeludo da radiação ultravioleta (UV). Ele está sujeito a alterações adquiridas ou congênitas, que afetam a estrutura do fio, podendo, em algumas doenças, afetar inclusive o couro cabeludo.

Hoje, a dermatologia conta vários tratamentos e exames para fazer um diagnóstico precoce e preciso das doenças que envolvem os cabelos. Um dos exames mais precisos é a Tricoscopia, um exame que permite estudar com detalhes o couro cabeludo e os fios para saber a exata dimensão da perda de cabelo ou extensão do problema que atinge o couro cabeludo. O tricoscópio é capaz de aumentar os fios em até 400 vezes o seu tamanho.

Já o diagnóstico preciso das unhas é realizado por meio da observação com auxílio de uma lupa ou do dermatoscópio, quando for necessário uma avaliação mais profunda da lesão. A maioria dos problemas de saúde graves são capazes de alterar o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas.

Portanto, ao procurar um dermatologista, o mais importante é manter a unha sem qualquer tipo de esmalte, já que está é a única forma de avaliar corretamente todas as características da unha como, por exemplo, cor, brilho, forma e textura, deformações, manchas, depressões, sulcos, pontos coloridos e mudanças de aspecto. Uma simples avaliação das unhas pode identificar desde uma carência de vitaminas até doenças graves, como o câncer.

Tanto o tricoscópio, como a lupa ou o dermatoscópio, são ferramentas, que auxiliam o dermatologista no diagnóstico preciso das doenças de unhas e cabelos. São exames não invasivos, que permitem que a avaliação seja realizada no próprio consultório produzindo diagnósticos precoce e seguro.

Dra. Simone Neri
DERMATOLOGISTA – CRM 80.919

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *