Você conhece as doenças que podem alterar a saúde das suas unhas e como evitá-las?

Unhas

Os cuidados com as unhas vão além da manicure. É preciso hidratar, limpar e nutrir as unhas para evitar as doenças e mantê-las bonitas e fortes. As unhas são placas córneas de células mortas, resistentes e translúcidas, constituídas especialmente por queratina, uma proteína que ajuda a formar diversas estruturas do corpo. Elas servem basicamente para proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés e podem sim apresentar doenças comuns como uma unha encravada e até problemas mais sérios como, por exemplo, a onicomicose. Conheça abaixo alguns dos problemas mais comuns:

O granuloma piogênico é uma lesão vascular que ocorre após um trauma e, também em determinadas situações fisiológicas como, por exemplo, a gravidez ou durante o uso de medicamentos. Trata-se de uma lesão com tom avermelhado, presa à pele, que sangra se manipulado;

Já o líquen é uma doença inflamatória capaz de provocar alterações na raiz da unha, abaixo e ao redor dela;

A onicomicose é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma as unhas;

A paroníquia é uma inflamação na pele ao redor da unha;

Micoses causadas por fungos alteram cor, textura e formato das unhas;

Infecções bacterianas alteram a cor das unhas e causam dor embaixo da unha ou na pele ao seu redor;

As lesões como o esmagamento da raiz ou corpo da unha, e sapatos apertados podem causar deformidade;

Longa exposição a umidade ou produtos de limpeza deixam as unhas secas, descamadas e quebradiças;

Além das doenças, as unhas também podem apresentar problemas devido ao uso frequente e, em excesso, de esmalte e acetona. O que pode levar ao ressecamento, sensibilidade, falta de brilho e manchas brancas na superfície das unhas. É recomendável sempre ficar sem esmalte por um período de três dias antes de esmaltá-las novamente, hidratar diariamente e usar somente removedores oleosos.

Como fortalecer e nutrir as unhas?

Para manter as unhas fortes é preciso investir em uma boa alimentação. Um prato rico em magnésio, cálcio, zinco, biotina, selênio e vitamina E é chave para ter unhas saudáveis. Conheça os alimentos que podem fortalecer suas unhas:

  • Magnésio: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes;
  • Cálcio: folhas verdes, gergelim, tofu, salmão e sardinha;
  • Zinco: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo;
  • Biotina: nozes, amendoins, cereais, leite, gemas, salmão, carne de porco, sardinhas, cogumelo, couve-flor, abacate e banana;
  • Selênio: alho, brócolis, couve-flor, rim, fígado e castanhas brasileiras;
    Vitamina E: espinafre, pera, salmão, sementes de abóbora, repolho, maçã, chocolate, cenoura, banana, alface e arroz integral.

Colágeno

Um importante aliado no fortalecimento das unhas é a reposição do colágeno. A suplementação de colágeno hidrolisado atua como um suplemento fortalecedor, impedindo que as unhas quebrem com facilidade.

O colágeno hidrolisado pode ser encontrado nas farmácias em sachê ou cápsulas. Os especialistas recomendam o consumo diário de 5g a 10g da proteína, mas fique atento porque existem duas variedades de colágeno hidrolisado. O tipo 1 é indicado para a manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas. O tipo 2 é recomendado para auxiliar no tratamento de osteoartrite autoimune e artrite reumatoide.

Agora que já sabe como manter a saúde das unhas, se vir qualquer alteração, marque uma consulta com nossa dermatologista.

Dra. Simone Neri
DERMATOLOGISTA – CRM 80.919

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *