Queda de Cabelos? Conheça alguns tratamentos eficazes para o problema.

Queda de cabelos

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, dos 2 bilhões de pessoas que sofrem de calvície no mundo, mais de 100 milhões são mulheres, e no Brasil, o problema acomete em média 40% da população feminina.

Nos homens o principal motivo da queda de cabelos está ligado a hereditariedade. Um homem, cujo pai, avô ou tios tiveram queda de cabelos, tem 25% de probabilidade de desenvolver a calvície na juventude e 50% a partir dos 40 anos. Outros fatores que podem influenciar a calvície masculina são a carências de vitaminas e estados inflamatórios do organismo.

Hoje, tanto homens como mulheres já podem contar com modernos tratamentos como a técnica MMP Capilar, com a aplicações de injeções (intradermoterapia) juntamente com a aplicação de lasers para estimular o crescimento do fio, além de medicamentos tópicos e orais de última geração.

Na Clínica Simone Neri, o MMP®, ou microinfusão de medicamentos na pele, é um tratamento muito indicado. Nele é utilizado um aparelho com microagulhas que permite a infusão de medicamentos dentro da pele.

A perfusão é realizada pela máquina com microagulhas, em um movimento de vai e vem e com profundidade controlada, tornando a absorção mais rápida, uniforme e precisa. As agulhas são imersas nos medicamentos estéreis, que são infiltrados no couro cabeludo e na pele, oferecendo uma ação muito mais eficaz. O sangramento é bem superficial, quase inexistente.

A maior indicação do MMP hoje, é em alopecias (queda de cabelo). Podendo tratar eflúvio telógeno (queda acentuada dos fios) e até mesmo alopecia androgenética (calvície) e a alopecia areata (queda repentina de cabelo que começa com uma ou mais áreas calvas circulares e podem se sobrepor).

Escolhemos as medicações para infiltrar na área afetada do couro cabeludo de acordo com as necessidades do paciente, a fim de obter os melhores resultados em cada caso, a depender do diagnóstico. Além da ação da medicação utilizada, há o efeito do microagulhamento, que estimula o metabolismo do couro cabeludo e a liberação de fatores de crescimento. Isso acontece porque as agulhas provocam pequenas lesões na superfície, gerando um leve sangramento.

Outro tratamento importante, que é realizado antes do MMP Capilar é a sessão de Fotobiomodulação com Capacete de Led, que aumenta a permeabilidade das células e melhora a penetração dos medicamentos que serão injetados por microinfusão. Em ambos os sexos os resultados dos tratamentos costumam ser muito satisfatórios dependendo do diagnóstico.

Vitamina D

Além dos tratamentos, um outro fator que pode ajudar no crescimento do fio e evitar a queda é a suplementação com vitaminas. Já falamos aqui sobre a importância das vitaminas para o bom funcionamento do organismo. Hoje, vamos falar de um tratamento gratuito que ajuda na recuperação da estrutura capilar: a vitamina D.

A vitamina D é um hormônio fabricado na pele após a exposição solar, mas também pode ser obtida em alguns alimentos ou formuladas pela indústria farmacêutica. Para não errar na dosagem, o ideal é obter a vitamina D naturalmente ao se expor diariamente ao sol e fazendo uma alimentação correta.

A exposição deve ocorrer com os braços e pernas expostos a luz solar direta entre 10h e 15h, por cerca de 1 hora, até provocar uma discreta vermelhidão na pele, que surge até 24h após a exposição. Isso equivale a ingestão de 10.000 a 25.000 UI de vitamina D. A maior fonte de vitamina D para a maioria dos humanos é decorrente de exposição solar, no entanto, é importante salientar, que toda exposição solar deve ser feita com o uso de filtro.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o uso do filtro solar não reduz a produção da vitamina D e previne o câncer de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *